Se você tem um e-commerce, já deve ter utilizado ou pelo menos ouvido falar em uma estratégia de marketing essencial para levar seu conteúdo e anúncios até aquelas pessoas que precisam do seu produto ou serviço: veja nesse artigo, uma breve explicação sobre o que é tráfego pago e como começar essa estratégia.
O que é tráfego pago?
Tráfego pago é a estratégia de investir em anúncios publicitários na internet através de plataformas para atrair visitantes até um site, loja ou landing page. Ele pode ser cobrado por clique (CPC) ou impressões.
Alguns exemplos de plataformas são:
- Google Ads;
- Instagram Ads;
- Facebook Ads;
- LinkedIn Ads;
- Twitter Ads;
- Sites e blogs (publicidade nativa, banners ou publieditoriais).
Nessas plataformas, é possível segmentar o público-alvo que receberá o conteúdo a partir de dados demográficos e sociais. Dessa forma, os resultados começam a aparecer mais rápido, pois os anúncios irão aparecer para pessoas direcionadas com base em seus interesses de busca.
Como fazer a segmentação?
O primeiro passo para fazer a segmentação é identificar quais são as palavras-chave que as pessoas utilizam para encontrar o seu produto ou serviço. Feito isso, o próximo passo é realizar uma pesquisa para saber qual é o volume de buscas de cada palavra-chave para entender o potencial de mercado de cada opção.
Para identificar as palavras-chave você pode fazer algumas perguntas, como:
- Quais produtos são mais competitivos?
- Quais produtos possuem melhores condições de pagamento?
- Qual produto é exclusivo ou com condições especiais?
- Quais produtos possibilitam uma margem de lucro maior?
As três primeiras perguntas ajudam a identificar os produtos com maior potencial de chamar a atenção de clientes em meio a outros anúncios.
Por outro lado, um produto com margem de lucro maior equilibra a relação entre custo de investimento e volume de retorno das estratégias, essencial para quem está dando os primeiros passos no mundo do tráfego pago.
É importante lembrar que, quando uma empresa está começando a fazer tráfego pago, tudo que se tem são estimativas de retorno, e por ser tudo muito rápido e dinâmico, é necessário colocar em prática a primeira estratégia o quanto antes para que as estatísticas sejam cada vez mais realistas e precisas.
Hora de criar os anúncios
Tratando-se de tráfego pago, não basta apenas mostrar o produto. É necessário mostrar quais são as vantagens dele em relação aos concorrentes.
Por exemplo, em uma comparação no Google Shopping, o cliente se depara com várias opções de compra lado a lado, o que leva quase sempre a uma escolha pelo menor preço.
Mesmo com a utilização do Google Ads, a pesquisa apresenta ao cliente vários anúncios orgânicos similares, e a maioria das pessoas escolhe o que chama mais a atenção para clicar. Sendo assim, é fundamental para o sucesso do anúncio que informações como condições especiais de preço, pagamento ou entrega estejam explícitas nele.
Já os anúncios em redes sociais possibilitam falar melhor sobre as características de um produto pois contam com um espaço maior que comportam além do texto, fotos e vídeos que são essenciais para chamar a atenção nesse primeiro contato do cliente com o produto.
Nesse artigo, você conferiu uma introdução sobre o que é tráfego pago e como começar a utilizar essa estratégia em seu e-commerce. Ficou com alguma dúvida? Clique aqui e fale com um de nossos especialistas!