Conhecer as tendências do mundo digital é essencial para todo e qualquer negócio. As empresas atentas às oportunidades, vantagens e benefícios que a internet oferece estão mais próximas dos clientes, são mais competitivas e são as que vendem mais. Confira duas ferramentas que estarão em alta em 2022. Quem sabe alguma delas pode lhe ser útil na sua empresa? Boa leitura!
Vídeos curtos
O Tik-tok é a rede social que mais cresce no mundo. Tem mais de 1 bilhão de usuários e não pára de crescer. Não se engane pensando que a plataforma só serve para quem quer fazer dancinhas sincronizadas. O formato da rede social foi muito bem aceito pelo público em geral, tanto que o Instagram e Youtube criaram o Reels e o Shorts, respectivamente.
Os vídeos curtos são muito compartilháveis e as empresas que adotarem essa estratégia podem se beneficiar com o aumento das vendas e do engajamento.
Um dos principais segredos para que o vídeo curto seja bom é que haja identificação. Sim, quem estiver vendo do outro lado deve pensar: “Nossa! Esse sou eu.” ou então: “Isso serve pra minha amiga”. Veja alguns exemplos de conteúdos que seu vídeo pode ter:
- mostre o resultado do seu trabalho, produto ou serviço por meio de imagens de “antes x depois”.
- mostre o processo de produção do produto e curiosidades dos bastidores.
- faça tutoriais para seu nicho. Dê dicas práticas.
- apresente os erros mais comuns do seu nicho.
Enfim, há diversas possibilidades de roteiro para vídeos curtos. O mais importante é que você nunca se esqueça do CTA (Call to Action), ou seja, convidar a pessoa a uma ação após assistir ao vídeo. Peça apenas uma ação: Pode ser te seguir na rede social, entrar em contato ou visitar seu site.
Atendimento ao cliente via Bots
Você já precisou entrar em contato com alguma empresa via WhatsApp e o atendimento era totalmente automatizado? Aliás, em alguns casos, realmente parece que você está conversando com uma pessoa de verdade. Esses são os bots e já estão revolucionando o processo de atendimento ao cliente.
Sem filas de espera, principais dúvidas respondidas e soluções rápidas: esse é o sonho de todo cliente que precisa do atendimento de qualquer empresa. A tendência é automatizar o atendimento e “personalizar” o bot.
Você conhece a Lu do Magazine Luiza? É um exemplo de bot que não só tem uma personalidade, mas também tem até um rosto. Será que seu negócio pode se beneficiar dessa estratégia?
Bônus: Metaverso
Mundo virtual, realidade aumentada e internet: será que dá pra simular a realidade em um ambiente on-line? Essa é a proposta do Metaverso. Embora ainda esteja um pouco distante da maioria das pessoas, a tendência é que, nos próximos anos, a regra seja que grande parte dos usuários utilizem dessa tecnologia.
Acompanhar o desenvolvimento da plataforma é interessante para conhecer e saber como ela pode ser útil em seu negócio.
Bem, de qualquer forma, tudo o que sabemos é que o modo como nos relacionamos e nos conectamos está a um passo de ser transformado. Acompanhe as mudanças, as tendências e as novidades do mundo digital e não fique para trás, siga-nos no Instagram e cresça com a gente.