A menos que seu negócio seja uma mega marca que desfrute de um fluxo constante de milhões de pessoas em todo o mundo, encontrar e reter clientes pode ser uma tarefa difícil.
Felizmente, existem maneiras de atrair a atenção de seus clientes em potencial sem gastar muito com isso. Hoje, vamos cobrir essas dicas e truques, confira!
Quais são as maneiras inteligentes de atrair a atenção do cliente para o seu site de comércio eletrônico?
Como mencionado acima, você não precisa investir uma fortuna em buscar a atenção do cliente. Aqui estão algumas maneiras que servirão com eficiência ao seu propósito:
Tenha um site incrível e moderno
A primeira tarefa que você precisa cumprir é criar um site impressionante. O design do seu site de comércio eletrônico é crucial para atrair clientes.
Se você procurar um produto e encontrar um site confuso, em poucos segundos, você pressionará o botão Voltar.
Da mesma forma, os clientes podem sair do seu site rapidamente se você não investir seu tempo na criação de uma bela loja online. Em regra, os clientes decidem ficar ou sair de um site em até 3 segundos após a visita.
Portanto, ter uma boa primeira impressão torna-se extremamente importante. A forma mais fácil de começar é contratando uma boa plataforma de e-commerce (esqueça o WordPress!)
Analise a velocidade do site
Você já verificou a velocidade com que seu site abre? Como mencionado anteriormente, se seu site estiver carregando em mais de 3 segundos, é provável que mais de 50% dos visitantes encontrem um site melhor que o seu. Além disso, os clientes que deixaram seu site devido à velocidade lenta nunca mais visitarão seu site.
Portanto, certifique-se de que seu site esteja bem otimizado para carregar rapidamente. Lembre-se, quanto mais felizes forem seus visitantes, maiores as chances de eles se tornarem seus clientes fiéis a longo prazo.
Evite cadastros forçados e longos
No estilo de vida rápido, ninguém gostaria de se registrar em seu site antes de comprar produtos. Se você integrou esse procedimento de checkout, é hora de reconsiderar.
De outra forma, não apenas você está deixando dinheiro na mesa, mas também perdendo muitos clientes em potencial por um longo tempo.
Embora seja essencial coletar os dados de seus visitantes, incluindo o e-mail e outros detalhes de contato, você deve fornecer uma experiência rápida para seus visitantes — e pode pedir que eles se registrem com você mais tarde (permitindo o checkout como visitante).
Incorporar esses métodos definitivamente ajudaria você a aumentar as taxas de conversão.
Invista em SEO
Como um vendedor de comércio eletrônico que procura tráfego, você deve saber que mais de 93% do tráfego da Web é de Search Engine Optimization ou SEO. Além disso, apenas 5% ou menos pesquisas chegam à segunda página do Google.
Portanto, é imperativo que seu site esteja visível na primeira página. Para isso, você precisa se concentrar nas palavras-chave do seu produto, no título, descrição, imagens e assim por diante.
Se o seu site for otimizado para SEO, ele estará visível para mais pessoas. Ter um blog é um dos melhores caminhos para ter um bom posicionamento no Google.
Cuide das suas redes sociais
As plataformas de mídia social são importantes para promover seu site de comércio eletrônico, produtos e serviços. Se você usa conteúdo de qualidade, imagens de alta definição, títulos atraentes e abordagem exclusiva, mais pessoas tendem a seguir seu trabalho e, em pouco tempo, você terá um canal de marketing considerável para a sua loja.
Faça marketing de referência
É um tipo de marketing em que seus produtos e serviços são promovidos pelos próprios clientes (boca a boca).
Se você ainda não trabalhou na criação de um programa de referência estratégico para o seu site de comércio eletrônico, é hora de investir seu tempo nele.
Mais de 81% dos clientes reconhecem que as recomendações de amigos influenciaram muito suas decisões de compra. O que você precisa fazer é incluir uma página em seu site que mostre as avaliações e recomendações de seus clientes.
Faça upselling
É uma técnica de venda online em que o vendedor provoca os clientes a comprarem produtos mais caros.
A Amazon, uma das gigantes do comércio eletrônico, quando tentou fazer o upselling pela primeira vez, teve um aumento colossal de 37% nas vendas. Recomende aos seus clientes produtos complementares, conjuntos de produtos e assim por diante.
Envie lembretes de carrinho abandonado
Existem ferramentas online disponíveis para ajudá-lo a automatizar seus lembretes de carrinho abandonado. Idealmente, os lembretes são enviados por e-mail, você também pode enviar mensagens de texto para seus clientes para lembrar sobre os produtos que eles deixaram para trás.
Certifique-se de que suas solicitações de recuperação abandonadas sejam atraentes o suficiente para que os clientes voltem ao seu site e concluam a compra.
Tenha um procedimento de checkout fácil
Você sabia que mais de 27% dos compradores online deixam carrinhos abandonados devido a procedimentos de checkout complicados?
Considere a eliminação de algumas navegações, botões e textos desnecessários, forneça várias opções de pagamento e envio, etc. Você terá mudanças significativas no número de carrinhos abandonados após implementar um procedimento de checkout mais rápido.
Faça retargeting
Quando um visitante visita sua loja e sai sem fazer uma compra, você pode segmentá-los com anúncios relevantes com base em seus interesses de compra.
Quando os clientes são impactados pelos anúncios, eles revisitam seu site para concluir a compra. Essa é uma maneira eficaz de atrair a atenção do cliente com os dados que você já coletou.
Esperamos que essas dicas ajudem você a obter a atenção necessária do seu cliente! Interessado em mais conteúdo de comércio eletrônico? Confira nosso perfil no Instagram!