Voltar
person holding DSLR camera

Como usar vídeos em seu e-commerce? 

Estamos na era digital. É obrigatório que as empresas usem do poder da internet para divulgar e vender seus produtos. O número de lojas online cresce a cada ano e construir um negócio sólido e rentável requer uma excelente estratégia de vendas e um posicionamento cada vez mais profissional. Sabia que usar vídeos em seu e-commerce pode ser um baita diferencial?

O público está cada vez mais exigente e, uma das melhores estratégias para transmitir confiança e credibilidade é fazer vídeos explicativos sobre os produtos que você vende. Esse pode ser o grande diferencial e vitrine do seu negócio online. Nesse artigo, você vai aprender o que não pode faltar em um vídeo de divulgação de produtos da sua empresa. Acompanhe até o final! Boa leitura. 

Escolha o tipo de vídeo

Vídeo demonstrativo 

Esse vídeo serve para mostrar ao consumidor as características e benefícios do produto. A intenção é que o cliente sinta-se mais confiante na hora de comprar. Um excelente recurso é utilizar uma pessoa para usar ou vestir o produto. 

Por exemplo, um modelo calça o par de sapatos para demonstrar como ele fica nos pés. As características e benefícios do sapato são ditas enquanto o consumidor vê o produto nos pés de uma pessoa de verdade. 

Vídeo tutorial 

Esse tipo de vídeo ensina algum conteúdo de valor relacionado ao produto a ser vendido. Por exemplo, a loja de sapatos masculinos pode fazer um vídeo mostrando qual o sapato ideal para casamento ou qual roupa é adequada e combina com determinado sapato.

Vídeo unboxing 

O objetivo desse vídeo é justamente reproduzir a experiência que o cliente terá caso ele efetue a compra. Pode ser feito pela empresa ou em parceria com algum influencer digital. A ideia é filmar uma pessoa abrindo a caixa, mostrando como o cliente encontrará o produto, como funciona e algumas dicas sobre ele.

Providencie os equipamentos necessários 

O que é necessário para a gravação dos vídeos? Você vai precisar de: 

Câmera: de preferência que grave em HD, muitos smartphones já possuem esse recurso.

Tripé: ideal para não deixar a imagem tremida ou instável. 

Iluminação: aproveite a luz natural ou inclua fontes de luz branca. O fundo infinito também pode auxiliar a deixar o vídeo mais profissional e com boa qualidade.  

Áudio: Seja com narrador ou apresentador, o áudio deve estar limpo e claro. Sempre utilize um microfone para evitar captação de ruídos ou sons externos.

Edição: Escolha um aplicativo ou um programa de edição para fazer cortes, incluir logo e outros efeitos que o vídeo precisar. 

Lembrando que o vídeo deve ser curto, fique atento aos 5 primeiros segundos, pois eles são os responsáveis por reter a atenção do consumidor. Coloque-se no lugar do cliente que não conhece seu produto e faça um vídeo bem didático, com frases claras e curtas.

Incluir vídeo em seu e-commerce valoriza ainda mais seu produto, seu cliente sentirá mais confiança e o ajudará na hora da compra. Se você está começando agora e ainda não sabe em qual nicho atuar, leia nosso artigo sobre os nichos mais rentáveis do mercado. Mãos à obra!