Imagine um pescador à beira de um lago calmo, silencioso e pacato. Ele está sentado, imóvel e vigiando o tom da própria respiração esperando que algum peixe caia em sua isca. Duas horas se passaram e o cenário é o mesmo, nada mudou, o pescador não mudou nem mesmo a posição. O bom pescador sabe que essa é a melhor estratégia para pescar.
Conhecer as melhores estratégias para alcançar um objetivo encurtam e facilitam a jornada. Só vale a pena produzir um podcast se ele fizer parte da estratégia da sua empresa. Confira as vantagens e descubra algumas dicas para você começar. Boa leitura.
Fácil de produzir
Essa tendência veio para ficar. O número de podcasts no Brasil não pára de crescer e, de forma proporcional, cresce a quantidade de ouvintes.
Para a produção do podcast, o principal é ter um local com boa acústica e microfones que conseguem isolar ruído externo. Depois de gravado, basta editar (há bons programas gratuitos de edição), hospedar e publicar.
Para a divulgação, é possível utilizar as redes sociais ou fazer parcerias com influenciadores do mesmo nicho da sua empresa.
Baixo custo
Essa é uma das principais vantagens, pois, considerando que o podcast alcançará seu público-alvo, o custo é baixo. No início, você não precisa filmar o podcast, apenas foque em captar o áudio com qualidade. Se a estratégia der certo, invista em cenário, gravação e edição de vídeo.
Aumenta credibilidade da empresa
Um podcast focado em assuntos que conectam sua empresa a seu público-alvo pode ser uma excelente forma de demonstrar a autoridade da marca em relação a um assunto específico.
Também é uma forma de aumentar a conexão e a proximidade da empresa com sua audiência. Você pode motivá-la a participar do episódio com perguntas ou depoimentos. Além disso, é fácil acompanhar o episódio, já que é possível ouví-lo no trânsito ou enquanto seu público está fazendo outra atividade.
Dicas para começar
Defina seu principal objetivo. Se você vai divulgar um produto ou serviço, se é se tornar referência no assunto, se é o posicionamento de sua marca ou o número de conversões diretas a partir do podcast.
A partir do seu objetivo, é possível criar métricas para verificar se o podcast está sendo bem sucedido ou não.
Defina o formato do podcast: Será em forma de entrevista com convidados? Ou será informativo sem convidados? Verifique o que fará mais sentido para o assunto que você abordará e para seu público-alvo.
Crie sua identidade visual, o nome e a pauta do seu podcast.
Determine o tempo médio de duração do seu podcast. Será um papo rápido de 15 minutos? Ou uma conversa de 1 hora? Definir esse tempo é crucial para você e para seu público se organizar para acompanhar o podcast.
Depois de levar em consideração todos esses pontos, fica mais fácil decidir se o podcast vale a pena dentro da estratégia de marketing de sua empresa. Se seu objetivo é informar, educar ou entreter seu público, o podcast pode ser extremamente viável.
Você sabia que nosso SEO Victor Barbieratto é apresentador do podcast Pausa pro Insight? Se quer saber mais sobre empreendedorismo e se inspirar com histórias de pessoas que começaram e levaram em frente grandes projetos, você não pode perder.