Esse é nosso último artigo do ano e como estamos em clima de festas de final de ano, tempo de promessas, revisão de vida e de propósitos, fizemos uma lista para te ajudar a melhorar em 2023. Essa lista contém 5 erros a serem evitados a todo o custo em seu e-commerce.
Se uma de suas metas para 2023 é acelerar o crescimento de sua loja virtual, aproveite a leitura.
Erro 1: Não usar design responsivo
Os elementos visuais e textuais da sua página devem estar harmônicos e compatíveis com todos os tipos de telas.
Você já acessou um site com design não responsivo pelo seu smartphone? A experiência é péssima e o resultado é uma alta taxa de abandono de página.
A grande maioria dos brasileiros acessa a internet apenas pelo celular. Ou seja, compras, transações bancárias e pesquisas são realizadas de forma integral apenas com o uso do celular.
Erro 2: Não ter um público-alvo
Todo produto existe para solucionar um problema específico. Esse problema, por sua vez, faz parte de um público específico.
Um dos maiores erros do mercado online é achar que “atirar para todos os lados” pode trazer mais vendas. Isso não é verdade.
Quem é seu público-alvo, qual sua faixa etária, qual sua faixa de renda, como eles se comportam, quais são seus desejos e dificuldades?
Essas perguntas devem ser respondidas com clareza, inclusive para que a estratégia de tráfego pago seja executada com maior precisão.
Erro 3: Ter um checkout complicado
A última coisa que você quer é uma alta taxa de abandono de carrinho. Se isso está acontecendo em seu e-commerce, avalie se seu checkout está complicado, confuso e com muitas etapas.
Evite ‘taxas-surpresa’ no final da compra, faça um design clean e promova um processo de checkout descomplicado para o consumidor.
Erro 4: Não investir em atendimento ao cliente
Esse erro pode custar caro. O que acontece quando há dúvidas em relação ao produto ou a compra efetuada?
Tempo de resposta demorado, ineficácia e falta de profissionalismo do suporte vai gerar uma das piores consequências para seu e-commerce.
Esse cliente vai falar mal de você. Ele não vai recomendar sua loja online ou seu produto pelo simples motivo de que não havia uma pessoa capacitada para atendê-lo.
Erro 5: Descrições mal feitas
As descrições, juntamente com as fotos do produto, são a vitrine de sua loja online. Elas devem ser específicas, escritas com clareza e devem conter tanto a parte técnica como aquelas que vem do fornecedor.
Exemplo de descrição técnica: tamanho, material utilizado na confecção e voltagem.
Porém, além da descrição da técnica, você deve especificar para quem é aquele produto. Ou seja, quais as vantagens e benefícios que seu cliente vai ter se ele finalizar a compra.
Aprendemos com os erros, não é mesmo? Que você possa aprender com esse top 5 e fazer de 2023 o melhor ano do seu e-commerce.
Se você gosta do assunto e quer saber mais, clique aqui para ler as novidades do mercado digital para ampliar seus resultados. Feliz ano novo de toda a equipe Barbieratto.