Voltar
person holding black android smartphone

Tendências que irão moldar o comércio eletrônico

O comércio eletrônico está evoluindo mais rápido do que você imagina. O que era apenas uma fantasia está se tornando realidade agora. E os especialistas prevêem que há muito mais por vir. 

Se você quer apenas nadar ou planeja vencer a concorrência no mundo do comércio eletrônico, recomendamos que você se familiarize com essas principais tendências. 

Soluções de realidade virtual (RV)

Embora a RV esteja no comércio eletrônico há muito tempo, ela nunca deixou de surpreender. As soluções de RV proporcionam uma experiência de compra imersiva de tirar o fôlego. Ela permite que os clientes experimentem virtualmente um novo par de tênis ou escolham o anel de noivado dos sonhos em um clique. O mesmo vale para a compra de móveis. Você pode colocar móveis em uma casa e ver como vai combinar com a decoração. Simples assim.

Toneladas de empresas adotaram a RV para tornar o processo de compra mais orientado ao cliente, divertido e interativo. Graças à tecnologia, os clientes ficam mais motivados para fazer uma compra. Se você deseja permanecer entre os principais players do setor de comércio eletrônico, fique atento e procure ferramentas para conectar a tecnologia na sua loja virtual.

Personalização de conteúdo

Com o rápido crescimento do comércio eletrônico B2B, atrair a atenção de um cliente em potencial parece ser um desafio. Para deixar seus concorrentes para trás, você deve se concentrar na personalização do conteúdo.

Conteúdo bem direcionado, baseado não apenas no local, gênero ou comportamento dos visitantes, mas no que inspira seu público e, ao mesmo tempo, aborda seus problemas de negócios, tem vantagens esmagadoras sobre o conteúdo comum. Quando é único, inteligente e ressoa com as preferências dos clientes, faz maravilhas. E por maravilhas, queremos dizer maior reconhecimento da marca, novos leads e vendas. 

Além disso, a personalização de conteúdo pode fornecer novos insights sobre o que pode ser aperfeiçoado em seu produto. Esses dados podem ajudá-lo a se colocar no lugar do cliente. E assim que entrar, você reformulará sua estratégia de conteúdo para atender às demandas deles.

Assistentes de voz

Na era da Cortana, Alexa e Siri, é errado pedir que seus clientes digitem suas consultas na plataforma de compras. Forneça a eles escolhas inteligentes e humanas! Tornar sua pesquisa rápida e fácil significa aumentar o envolvimento e a fidelidade do cliente. 

Os assistentes de voz facilitam a pesquisa por um produto ou serviço. Isso quer dizer que os termos pesquisados serão mais orgânicos e parecidos com uma conversa. Exemplo de uma pesquisa feita por voz: “Qual a melhor loja de sapatos de couro?” ou então “Comprar sapatos de couro para um casamento elegante”.

Uma estratégia simples para atender termos populares é investir em um blog profissional. E então, sua marca já está preparada para essa tendência?

Chatbots

Se você quiser se manter à tona na era do comércio conversacional, é melhor conhecer os chatbots. Fornecendo assistência 24/7, eles mantêm tudo sob controle. Os chatbots entregam todas as informações necessárias ao cliente e o auxiliam nas decisões de compra. 

Em suma, os chatbots podem ajudar seus clientes a encontrar boas ofertas e fornecer sugestões personalizadas com base no histórico de compras e no comportamento das sessões.

Conteúdo em vídeo

A maneira mais fácil de gerar vendas é mostrar seu produto ou serviço com vídeos. Dê ao seu público uma visão melhor do seu produto, faça com que eles sintam o valor dele. Sem dúvida, você vai se surpreender com os resultados. Aguce o apetite do seu público fornecendo close-ups de produtos em vídeo interativos, tutoriais, entrevistas com especialistas do setor e assim por diante, e você verá como isso vale a pena. 

Engajamento do cliente 

O envolvimento do cliente está entre as principais tendências de comércio eletrônico.

Se você deseja que sua marca cresça de forma sustentável, deve interagir regularmente com seus clientes por meio de seu site, e-mails ou mídias sociais. Se você construir um relacionamento matador com seus clientes, isso beneficiará imensamente o seu negócio. Quanto mais seu cliente estiver engajado com sua marca, mais bem-sucedido será seu negócio.

Assinaturas

O modelo de assinatura já existe há algum tempo e, este ano, ainda estará entre as tendências de comércio eletrônico de varejo. Sem entrar em detalhes, as assinaturas permitem a retenção de clientes a longo prazo. Como você pode aplicar o modelo de assinatura em seu negócio?

Ecologicamente consciente

Acredite ou não, mas alguns clientes, especialmente os millennials, estão se conscientizando sobre as questões ambientais. De acordo com o relatório da Global Data Retail, eles provavelmente escolherão a marca que representa a sustentabilidade. 

No mundo competitivo do comércio eletrônico, ser ecologicamente correto ajuda você a se destacar entre outras plataformas de compras. Conquiste mais clientes abordando as questões da natureza. 

Entrega rápida

Os clientes são impacientes, e sempre querem tudo o mais rápido possível, é por isso que a entrega rápida é uma prioridade. Outra tendência é a entrega por drone. Se isso se tornar real, o comércio online aumentará drasticamente. 

É bom acompanhar as novas tendências e estar preparado para o que está acontecendo no setor. Se você quiser vencer a concorrência, certifique-se de estar ciente das tendências mencionadas acima.

Quer entrar no mundo online com as melhores práticas do mundo? Conheça a Barbieratto, a agência focada em e-commerces de escala!