O Whatsapp pode ser um grande aliado em sua estratégia de vendas. O aplicativo é um dos mais usados no mundo e possibilita uma maior aproximação com seu cliente e a possibilidade de oferecer seu produto no 1 a 1. Nesse artigo, preparamos algumas dicas para você vender mais usando o Whatsapp de forma profissional e qualificada.
Faça seu catálogo no Whatsapp Business
Os catálogos são grandes aliados de qualquer e-commerce. Nele, você pode divulgar seus produtos ou serviços de forma organizada e clara.
É possível gerenciar o catálogo direto do desktop, facilitando ainda mais a inclusão e exclusão dos produtos. Aliás, basta um clique que é permitido ocultar um item que esteja indisponível em seu e-commerce.
Divulgue o Whatsapp do seu e-commerce
Pode parecer uma dica simples. Porém, muitos e-commerces não deixam claro e não divulgam de forma correta o contato do Whatsapp aos seus clientes.
É necessário que o contato esteja visível em todas as redes sociais. Além disso, é necessário que o responsável não demore a responder.
Qualifique sua equipe
As vendas não cairão do céu. É preciso qualificar a equipe ou o responsável pelo Whatsapp.
Em primeiro lugar, é necessário conhecer o produto ou serviço o qual está sendo vendido. Saber de todas as suas características, benefícios, vantagens e as perguntas frequentes sobre ele.
Aliás, uma formação básica de vendas e copywriting pode ser excelente para saber como conduzir uma negociação e como utilizar gatilhos mentais da maneira correta.
Também é interessante que o responsável faça uso do Status do Whatsapp para divulgação, promoções ou compartilhar depoimentos positivos de clientes.
Selecione bem quais mensagens serão enviadas
Não envie mil anúncios naquele estilo “folheto de propaganda”. Ninguém gosta de ficar recebendo isso o tempo todo.
Crie conteúdos que podem ajudar seus clientes, promova uma boa oferta, divulgue seus produtos, mas não envie mensagens sem estratégia e em grande quantidade.
Melhore seu pós-venda com o Whatsapp
É mais fácil vender para o mesmo cliente do que prospectar novos. Por isso, um atendimento especializado no pós-venda é muito importante.
Invista em coletar feedbacks dos clientes, perguntando se o produto foi entregue, se tem alguma dúvida ou dificuldade.
Fornecer cupons de desconto ou ofertas exclusivas para clientes no pós-vendas é uma maneira de gerar mais conexão com o público.
Aproveite para conhecer mais seu público-alvo. Interesses, dúvidas e questionamentos podem se transformar em posts em suas redes sociais ou artigos em seu blog.
São muitas oportunidades em um aplicativo tão simples e tão acessível. A grande maioria dos e-commerces podem se beneficiar se aplicarem uma estratégia personalizada ao seu negócio. Se gosta de conteúdos como esse, siga nosso perfil no Instagram e confira mais dicas de estratégia em marketing digital.