Para criar uma audiência engajada e interessada em seus produtos, não é necessário jogar aviões de dinheiro nem fazer jogos entre seu público. Embora os programas de auditório usem dessa técnica para cultivar uma audiência fiel e envolvida, existem outras estratégias que atraem e cativam a plateia para participar da atração.
O que uma loja virtual pode aprender sobre audiência com um programa de auditório? Fique por aqui e “quem quer dinheiro?” Opa, acho que me empolguei. Confira nossas dicas e boa leitura!
Senso de pertencimento
Centenas de pessoas de diversos lugares do país se unem para participar de um programa de TV. Todos sabem o que esperar e o que estão fazendo ali. Estar próximo ao apresentador e fazer parte do seu programa (que a audiência tanto gosta) é motivo de orgulho e alegria.
Só é possível fazer um evento chamativo se você conhece seu público-alvo. Assim como em um programa de auditório, sua loja virtual precisa ter muito claro quem é essa audiência e qual a melhor maneira de atraí-la e pensar em meios de aumentar o senso de pertencimento. Uma alternativa são as lives shop feitas nas redes sociais.
Conheça seu público: é um público que assiste live? Se sim, aposte nessa estratégia.
Entretenimento
Na década de 80, os programas de auditório se popularizaram e conquistaram a audiência. Quem nasceu antes dos anos 2000 deve se lembrar de ter acompanhado alguns deles. A programação tinha de tudo: jogos, notícias, curiosidades, dicas para a casa, música, humor, presença de famosos, enfim, um conteúdo para quem quisesse descansar da rotina exigente do dia a dia.
Com a internet, o comportamento dos consumidores mudou. As opções de entretenimento aumentaram. A grande maioria das pessoas entram nas redes sociais buscando entretenimento e um pouco de descanso no meio da correria do dia a dia.
Por isso, é preciso ter estratégia na hora de postar os conteúdos do seu negócio. Pensar em formas de entretenimento ideal para seu público significa gerar identificação e engajamento do público. Não descarte essa possibilidade.
Ajude seu público-alvo a resolver suas dificuldades
Você lembra daquela hora dos programas de auditório em que surgia um especialista de um nicho ‘x’ e ajudava a audiência a resolver um problema? Tirar manchas de roupa, adestrar o bichinho de estimação ou aprender tipos diferentes de dobras de roupa para melhorar o espaço no guarda-roupa, sempre tinha algo útil para ser aproveitado.
A estratégia é não focar apenas na venda do seu produto, mas em conteúdos relacionados a ele. Ajude sua persona resolver seus problemas, seja útil, gere valor e fidelize seus clientes.
Bônus
Tenha uma estratégia de tráfego pago bem estabelecida para criar uma audiência para sua loja e faça uma boa análise das métricas para que sua marca chegue em potenciais clientes.
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