O TikTok é o aplicativo com mais downloads no mundo. Mais de 1 bilhão de usuários ao redor do mundo acessam a plataforma todos os meses. O aplicativo se popularizou durante a pandemia e não parou mais. O crescimento foi tanto que Instagram e Facebook passaram a buscar novas atualizações para não ficarem para trás.
Nesse artigo, você vai descobrir o que levou a plataforma a ser a número 1 no mundo. Boa leitura!
A era dos vídeos curtos
O TikTok promete uma experiência que busca articular imagem, som, efeitos e filtros. Tudo isso de forma rápida e dinâmica. O principal objetivo é que seu vídeo viralize, alcançando o maior número de pessoas possível.
Em alguns poucos minutos ou segundos, você consegue estar por dentro de uma história, descobrir uma dança nova ou uma dica aleatória sobre algum assunto de seu interesse.
Os jovens são os principais usuários
É sucesso entre o público mais conectado: jovens. Por lá, adolescentes e jovens vivem em busca das trends – tendências de músicas, efeitos ou filtros que estão em alta – e compartilham o conteúdo com amigos, além de muitos também criarem seu próprio conteúdo.
Maior entrega do conteúdo
Uma das vantagens do TikTok é que o conteúdo é entregue mesmo para quem não é seguidor do criador de conteúdo. O algoritmo dá mais valor à descoberta do usuário.
O usuário do TikTok não faz ideia do próximo vídeo que vai surgir em sua tela.
Instagram está tentando se reposicionar, mas…
O Instagram criou o Reels justamente para se adaptar a esse desejo do usuário de consumir vídeos curtos e dinâmicos. Aliás, foi anunciado que o feed do Instagram seria parecido com o do TikTok, exibindo conteúdos em tela cheia.
Porém, essa novidade não agradou a maioria dos usuários do Instagram. Vários perfis criticaram as mudanças. Um movimento começado por Tati Bruening espalhou-se pelo Instagram e recolheu mais de 150 mil assinaturas contra a ‘tiktokzação’ do Instagram.
Repercussão
O CEO do Instagram, Adam Mosseri, divulgou um vídeo em suas redes sociais no qual tranquilizou o público em relação às mudanças. Afirmou que as fotos vão continuar no feed, mas que a tendência é que os usuários prefiram o consumo de vídeos.
Desafio para as empresas
A verdade é que para uma empresa se comunicar com seu público é inevitável acompanhar essas mudanças, O que significa traçar sua estratégia levando em consideração:
- o que você vende e para quem você vende.
- a linguagem de cada rede social.
- o conteúdo adequado para cada plataforma.
Entenda a base para criar uma audiência que engaje com sua empresa independente da rede social em que você esteja. Clique aqui e descubra como criar uma audiência para sua loja virtual.