Há quanto tempo você está adiando os planos de começar sua loja virtual? Não há mais desculpas para protelar sua decisão de ser o dono do seu negócio online.
Não importa se você já tem loja física ou se seu desejo é ter somente um empreendimento online, nesse artigo vamos te direcionar para que fique claro o que não pode faltar para você começar agora. Confira!
Valide sua oferta
Esteja seguro na hora de lançar sua loja. Antes mesmo do lançamento do seu e-commerce, teste a oferta do seu produto. De nada adianta os investimentos que você fará, se sua mercadoria não passar pelo “teste da venda no um a um”.
Como funciona? Ofereça seu produto para pessoas que você sabe que são seu público-alvo. Ofereça pessoalmente ou por WhatsApp ou até mesmo em suas redes sociais. Faça pequenas ações de venda e veja se seu público-alvo compra de você.
Se vender, avance para os próximos passos. Se não, verifique o que precisa ser alinhado e refaça a oferta.
Contrate uma boa plataforma de e-commerce
A plataforma de e-commerce é o sistema que irá gerenciar sua loja on-line. Por meio dela você poderá incluir produtos, controlar preços e estoques, escolher um layout bonito, como também integrar sua loja a grandes marketplaces como Americanas, Submarino, Magazine Luiza, dentre outras opções.
É importante verificar se a plataforma oferece o recurso de integração com as formas de pagamento mais utilizadas na internet. Veja as principais no próximo item.
Configure os meios de pagamento
É muito frustrante para o cliente escolher um produto e, ao finalizar o check-out, a loja não aceitar o meio de pagamento desejado. Isso vale tanto para lojas físicas quanto para e-commerces.
Você sabia que as formas de pagamento mais utilizadas pelos brasileiros são o cartão de crédito e o boleto bancário? Seu e-commerce deve oferecer pelo menos essas duas opções para não perder nenhuma venda.
Quem está começando agora pode optar pelo Mercado Pago, Pag Seguro ou PayPal. São plataformas simples que interligam o cliente, a instituição financeira e a sua loja.
Após o cliente fazer a compra é hora de enviar o produto. Veja como escolher a melhor forma de entregar a mercadoria da sua loja no item a seguir.
Escolha como vai entregar o produto
Você pode enviar sua mercadoria pelos Correios ou por meio de uma transportadora. Escolher qual vale mais a pena vai depender da quantidade de produtos que você despacha e o prazo de envio.
Para otimizar e facilitar os envios para o vendedor, existe uma plataforma chamada Melhor Envio, que conecta várias transportadoras com seu e-commerce. A partir de dados como medida e peso da embalagem, você escolhe o frete com melhor custo-benefício.
Invista em fotos e vídeos profissionais
Sabe o que mais é levado em consideração na hora da decisão da compra? Fotos e vídeos de qualidade, levando em consideração diversos ângulos da mercadoria.
Se quiser um diferencial, poste vídeo de unboxing explicando o que chegará na casa do cliente e como o produto funciona.
Divulgue sua loja
De nada adianta ter uma loja se ela não tem clientes. O bom é que a internet é a rua mais movimentada do mundo. Com uma boa estratégia de marketing, é possível alcançar seu cliente ideal e dar início a uma jornada de vendas para que ele sempre volte em seu e-commerce e seja, acima de tudo, um divulgador da sua loja.
Implemente a estratégia ideal para sua loja virtual com quem entende de marketing, chame nossa equipe e tenha clientes todos os dias no seu e-commerce.