Esse fato que vem ocorrendo ano após ano: as vendas online só crescem. Foi o que constatou, mais uma vez, o maior relatório de e-commerce que temos em nosso país, o Webshoppers. A digitalização do varejo só está começando e se você quer saber as principais tendências para o e-commerce em 2023, aproveite esse artigo, pois ele foi escrito para você. Boa leitura!
O relatório Webshoppers revelou que só no primeiro semestre de 2022, o faturamento do e-commerce foi de 118 bilhões e 600 milhões de reais, um valor 6% maior comparando o mesmo período do ano de 2021.
Dia mais movimentado de compra
Nos finais de semana, a atenção do consumidor está mais voltada para a família, descanso e atividades de lazer. Isso ocasiona uma baixa de vendas no sábado e no domingo. Mas, durante a semana, as vendas são constantes. De acordo com o relatório Webshoppers, o dia mais movimentado para compras é terça-feira, seguida pela quarta e pela quinta-feira.
Para 2023, planeje estratégias para esses dias da semana em que o consumidor está online, mais disposto a comprar. Uma delas pode ser o aumento do orçamento das campanhas de tráfego pago nesses dias específicos.
Frete grátis é importante na hora da decisão de compra
Sabemos que não existe ‘frete grátis’, inclusive fizemos um artigo específico só para orientar como oferecer frete grátis em seu e-commerce sem ter prejuízo.
O importante é que você saiba que quando o consumidor lê “frete grátis”, as chances de finalização da compra são maiores.
Categoria que mais vendeu no primeiro semestre de 2022
De acordo com o relatório Webshoppers, a categoria que mais vendeu no primeiro semestre de 2022 foi…
…a categoria de alimentos e bebidas. Surpreendente, não?
O crescimento foi expressivo: mais de 128% de aumento em relação ao mesmo período do ano de 2021.
Isso significa que o público aderiu à prática de compras online desses itens e a tendência é que esse número só aumente em 2023.
Mais pedidos nos Super Apps
Aplicativos como o Ifood ou Rappi também cresceram nos últimos anos. De acordo com o relatório, 63% das vendas nos SuperApps foram destinadas a compra de comida, 31% supermercado e 38% a compras de itens de farmácia.
Profissionalização do mercado
Com o crescimento do mercado online ano após ano, a profissionalização e melhora da experiência do cliente vai aumentar de forma igual.
Afinal, com tantos concorrentes no mesmo lugar, vai se destacar quem souber melhor comunicar a oferta do seu produto e quem tiver melhor experiência na hora do checkout e suporte ao cliente.
Por exemplo, quando você faz um anúncio do seu produto, como você tem comunicado:
- os benefícios daquele produto;
- a ficha técnica;
- as dificuldades do seu público que aquele produto resolve;
O trabalho de digitalização do varejo está só começando. Afinal, menos de 12% dos varejistas estão no mercado online. Há muito trabalho pela frente. Se você quer profissionalizar ainda mais seu e-commerce em 2023, entre em contato com um dos nossos consultores e trace seu plano de ação para o próximo ano.