Se você está lendo este artigo, com certeza você tem um endereço de e-mail, certo? De acordo com a Statista, em 2021, o total de usuários de e-mail em todo o mundo chegou a 4,14 bilhões de pessoas. Bastante, não? E a tendência é que esse número cresça a cada ano.
Bem, e isso significa que ainda é viável usá-lo como ferramenta? Sim, leia até o final e confira os principais benefícios do e-mail marketing.
Não dependa de rede social para se comunicar
Você deve se lembrar do apagão no Facebook e Instagram e na tentativa de bloqueio do Telegram por parte do Supremo Tribunal Federal. Isso deixa claro que não é possível depender 100% das redes sociais para divulgação do seu negócio.
Quem tem uma boa lista de e-mail não fica na mão. É uma forma segura e rápida de manter o contato com seus leads e não perdê-los de vista. A dica de ouro nesse caso é: nunca compre listas de e-mails. Tenha sempre contatos que se interessam e querem receber seu conteúdo.
É possível segmentar o envio de mensagens
É possível personalizar as mensagens levando em consideração o nível de engajamento e em qual momento da jornada do consumidor seu lead se encontra.
Momentos diferentes pedem mensagens diferentes e a comunicação torna-se mais eficaz quanto mais personalizada ela for.
Ótima maneira de estreitar o relacionamento com o lead
O público já está interessado em seus e-mails. É sua audiência que está pedindo para receber mais do seu conteúdo e tem o desejo de aprofundar em temas que você aborda em seu negócio.
Ao entregar o próprio e-mail em uma landing page, o lead avança no funil e você, enquanto empresa, precisa adotar uma estratégia que vai manter e estreitar seu relacionamento com ele.
É fácil visualizar as métricas
Basicamente todas as ferramentas de automação de e-mail oferecem estatísticas e métricas para análise das campanhas.
São informações como a taxa de abertura, cliques e conversão que podem ser acompanhadas em tempo real. A partir da análise das métricas, é possível redesenhar a estratégia e melhorar a campanha.
O custo é baixo
Se for comparar todas as estratégias de marketing, sem dúvida essa é a mais barata e a mais fácil de operar já que os leads foram quem demonstraram interesse em entrar em sua lista.
Escolher uma boa ferramenta de e-mail marketing é fundamental. Mas também é preciso se atentar aos seguintes pontos:
- Ao iniciar qualquer campanha, é preciso que a persona e o tom da comunicação estejam bem definidos.
- O e-mail não pode ser entediante e nem se parecer com os classificados do jornal.
- Entregue valor a seu lead e ele sempre abrirá seus e-mails.
- O assunto do e-mail é decisivo para manter uma boa taxa de abertura, você pode usar o gatilho da curiosidade para escrevê-lo.
Se você se interessou por estratégias de e-mail marketing e quer saber mais sobre esse tema, visite nosso site, conheça nosso trabalho e tenha acesso aos cases de sucesso da nossa agência.