A história é mais comum do que se imagina: você investe uma grana para desenvolver seu site, consegue atrair a atenção do cliente , porém, as vendas não se convertem e os produtos são abandonados no carrinho.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Opinion Box, cerca de 78% dos clientes desistem da compra na etapa final das compras on-line, sendo o frete um dos maiores vilões do abandono de carrinho.
Mas nem tudo está perdido: com algumas medidas, é possível reverter o jogo a seu favor. Nesse artigo, você irá descobrir como oferecer frete grátis no seu e-commerce sem ter prejuízo e ainda aumentar suas vendas.
Quais são as estratégias de frete grátis mais utilizadas?
Segue abaixo 4 estratégias de frete para você utilizar em seu e-commerce:
- Frete grátis de acordo com a região: é quando o frete é grátis somente em determinado estado ou região, geralmente a que sedia a loja virtual.
- Frete grátis para todo o Brasil: aqui o cliente tem frete grátis independente da sua localização. É uma estratégia mais desafiadora por conta da dimensão territorial do país.
- Entrega grátis nas compras acima de determinado valor: após apurar o valor de seu tícket médio, você pode utilizá-lo como base para estabelecer o total mínimo que seu cliente terá que comprar para ter o benefício da entrega gratuita.
- Entrega grátis para determinado produto: é quando o cliente tem o benefício apenas se comprar o(s) produto(s) selecionados. Para definir quais produtos terão esse benefício, você pode negociar um preço melhor com os fornecedores, colocar produtos que estão parados no estoque ou alguma mercadoria específica para se posicionar como referência no mercado.
Como oferecer frete grátis sem ter prejuízo?
Apesar de ser uma estratégia muito eficiente para atrair clientes, de nada adianta oferecer frete grátis se isso te causar algum prejuízo, não é mesmo?
A seguir, listamos algumas opções para que você possa oferecer esse benefício e ainda sair ganhando:
- Reduza sua margem de lucro: caso esteja disposto a arcar com parte dos custos do frete, você pode reduzir sua margem de lucro, porém, essa estratégia só compensa se o volume de vendas for bem alto.
- Acrescente o frete no valor final do produto: outra estratégia muito comum para viabilizar o frete grátis é calcular um custo médio de frete e embutir esse custo no preço dos produtos. Dessa forma, o cliente paga pela entrega sem perceber, já que o produto é anunciado com frete grátis.
- Faça kits de produtos: essa alternativa pode ser vantajosa para ambas as partes: o cliente tem entrega gratuita e o empreendedor acaba faturando mais, já que no kit consegue vender mais produtos e ainda custear o frete.
Por quanto tempo oferecer frete grátis?
Caso seja a primeira campanha desse tipo, é importante definir um período de duração, que pode ser de um dia ou uma semana, por exemplo. E aproveite as datas sazonais para se destacar com essa estratégia.
Após esse primeiro teste será possível avaliar quais foram os resultados e estabelecer a duração das próximas campanhas ou até mesmo deixá-lo como uma oferta fixa.
No artigo de hoje você conferiu como oferecer frete grátis no seu e-commerce sem ter prejuízo, e de quebra atrair mais clientes e aumentar suas vendas. Aproveite que a Black Friday está chegando e coloque em prática essa estratégia! Se precisar de ajuda, conte com um de nossos especialistas.