Não pense que a persona é definida apenas por dados que indicam idade, cidade ou renda do seu cliente. Não! Estudar e conhecer sua persona de verdade é simples, mas envolve muito trabalho e dedicação. Conheça o passo a passo para começar a fazer uma pesquisa de persona, descubra quais perguntas não podem faltar e entenda seu público de forma única. Boa leitura!
Pesquise sua base de clientes
Um dos principais objetivos da pesquisa de persona é ter uma representação clara do cliente ideal. Ou seja, a partir de um conjunto de dados e informações de uma parte dos consumidores da sua marca, você chega à conclusão das características em comum dos seus compradores.
Para começar, aplique a pesquisa com aqueles que já compraram de sua empresa. Se você está começando agora, pense em um cliente ideal e aplique a pesquisa.
Você não vai fazer só pesquisa numérica
O objetivo não é apenas levantar dados numéricos, mas conhecer os interesses e intenções de seu cliente.
É uma pesquisa mais detalhada que pretende desenhar uma personalidade real e não apenas fazer um gráfico tipo “pizza” para mostrar a porcentagem de clientes masculinos ou femininos. Isso nos leva ao próximo passo.
Faça as perguntas certas
Só chegamos ao nosso objetivo se fizermos as perguntas certas. No caso, uma pesquisa de persona bem sucedida deve levar em consideração:
- O que seu cliente gosta de fazer.
- De acordo com o nicho da sua empresa, quais as principais dificuldades e dúvidas do cliente.
- Onde ele busca informações e como ele as acessa.
- Quem influencia suas decisões.
É claro, as informações numéricas devem ser consideradas como renda média mensal, grau de instrução, idade e outras que forem pertinentes ao seu negócio.
A empresa pode optar por fazer a pesquisa pessoalmente ou de forma virtual usando as redes sociais.
Dê um nome à sua persona
Após a coleta, é hora de analisar os dados obtidos.
A intenção é personalizar e criar uma representação fiel de seu cliente ideal. Por isso, ao finalizar esse processo, dê um nome à sua persona e faça uma pequena biografia baseada nos dados colhidos na pesquisa.
Vamos a um exemplo prático:
Imagine um empreendimento que vende roupas infantis de 0 a 3 anos. Veja como poderia ser a persona dessa empresa:
Amanda, 29 anos, é nutricionista e está grávida do seu primeiro filho. Está em dúvida sobre a quantidade de roupinhas que deve comprar, principalmente em relação a roupas de frio e de calor. Está fazendo várias pesquisas na internet sobre o tema e conversando com amigas que têm filhos para saber o que comprar e onde comprar. Amanda preza muito pela qualidade das peças e está em busca da melhor opção para seu filho.
Definir a persona é saber para quem você está vendendo, logo saberá como se comunicar e quais estratégias serão mais efetivas. Além disso, é a partir dessa etapa que a empresa definirá o estilo e o tom da sua comunicação.
Esperamos que esse passo a passo tenha te ajudado a elaborar sua pesquisa de persona. Agora que já aprendeu, clique aqui para saber como atrair a atenção do seu cliente de maneira eficaz.