Grandes eventos esportivos são oportunidades de marketing emocionantes – muitas pessoas assistindo, grandes gastos do consumidor em dias de jogos e a chance de criar campanhas divertidas e memoráveis.
Se você decidiu promover sua marca durante a Copa do Mundo, aqui vão algumas dicas para fazer isso de forma eficaz.
1. Conheça seu público
Se você estiver executando uma campanha de e-mail, personalize o conteúdo e segmente suas listas para enviar mensagens personalizadas aos seus assinantes. Conhecer seu público não é apenas saber onde ele mora, seu sexo ou idade.
Também significa entender como eles se envolveram com sua marca, quando é mais provável que abram um e-mail ou quais são seus produtos favoritos analisando compras anteriores.
Segmentação e personalização são ótimas maneiras de tornar seus e-mails relevantes e potencialmente aumentar seu ROI.
2. Seja criativo
OK, você pode não ter o orçamento para produzir um curta-metragem com Cristiano Ronaldo como a Nike fez, mas isso não significa que você não pode ser criativo e criar uma campanha de marketing emocionante.
O Nubank aproveitou o evento para aprimorar algo bastante comum durante as copas: o bolão. No app do banco digital, os usuários podem dar seus palpites e concorrer a prêmios.
A Estival, uma das maiores empresas de segurança do Brasil, também aproveitou para enviar um folder personalizado da tabela de jogos para seus clientes e parceiros:

3. Seja multicanal
Por que focar em uma quando você pode transmitir sua mensagem em várias plataformas? O uso de vários canais para potencializar seus esforços de marketing pode aumentar a visibilidade de sua marca e melhorar seus resultados.
Sua empresa tem potencial para direcionar seus esforços de marketing off-line? Então, por que não experimentar ofertas especiais na loja ou sorteios de prêmios em dias de jogos?
4. Impulsione o engajamento
Hoje em dia, o marketing está se tornando cada vez mais uma conversa de duas vias, em vez de um discurso de vendas unidirecional. Conseguir que os usuários se envolvam com suas mensagens pode fazer a diferença entre uma campanha comum e uma experiência de usuário extraordinária.
“As marcas que se destacarão serão aquelas que não apenas falam para os fãs, mas que os recebem e os convidam a participar da conversa e recompensar seu fandom.” — Marketing no Twitter
Use os memes e hashtags, incentive seus seguidores a prever resultados, faça com que eles compartilhem suas fotos do dia do jogo ou realize competições em seu site. Isso terá um impacto na imagem da sua marca, aumentará seu alcance e ajudará você a atingir clientes em potencial.
5. Planeje com antecedência… mas aproveite o momento!
Você pode dividir os momentos de marketing em duas partes: previsível e imprevisível. A Copa do Mundo é um evento previsível: já sabemos que está chegando, sabemos quando as partidas acontecerão e podemos até antecipar quem serão os principais times. Isso nos dá tempo para nos preparar para determinadas situações, criar campanhas e até encontrar os melhores gifs que queremos usar em nossas redes sociais.
No entanto, nem tudo pode ser preparado. Às vezes, coisas inesperadas acontecem. Como um torcedor correndo para o campo para abraçar Messi durante uma partida da Copa América 2016. Esteja pronto para aproveitar esses momentos no seu marketing!
6. Assuma riscos
O marketing de momento tem tudo a ver com correr riscos. Parte da reação a situações inesperadas é abraçar esse risco, pensar rapidamente e aproveitar ao máximo o momento. É futebol, então não tenha medo de escolher lados, ser espirituoso e fazer comentários polêmicos durante as partidas.
Não se leve muito a sério, mas certifique-se de não ser desrespeitoso ou banalizar tópicos delicados.
Por fim, certifique-se de definir suas metas de marketing e encontrar as maneiras mais eficazes de alcançá-las. Antes de criar uma campanha, pergunte-se “qual é o objetivo? ”, e depois veja se a ação valeu a pena. Você poderá aprender com a experiência e se preparar para a próxima grande novidade!
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