Voltar
people wearing multicolored socks

Um dia de respeito 

Dia 28 de junho é considerado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. Em todo o mundo, o dia é lembrado como um marco de reflexões e luta por direitos e pelo respeito entre todos. Você sabe como essa data surgiu e como as empresas podem somar esforços nesse sentido? Confira até o final e transforme essa data em um dia de respeito. Boa leitura! 

Por que dia 28 de junho? Conheça a história 

Em 28 de junho de 1969, em Nova York, o bar Stonewall Inn foi palco de uma revolução. O local era frequentado por homossexuais, que, à época, eram completamente marginalizados da sociedade. 

O fato é que alguns policiais entraram no local e, com a alegação que o bar não tinha licença para venda de bebida alcóolica, várias pessoas foram detidas e agredidas. Porém, na mesma hora, os frequentadores começaram a provocar os policiais e a manifestação começou. 

Seis meses após essa manifestação, começaram a surgir as primeiras organizações gays dos Estados Unidos. 

50 anos depois de Stonewall Inn 

Já se passaram mais de 50 anos desde o acontecimento daquela madrugada no bar. A situação hoje é muito diferente.

Muitos ainda sofrem preconceito e discriminação devido sua orientação sexual, mas algumas empresas adotaram algumas práticas que visam à liberdade e à igualdade entre seus funcionários ou ainda auxiliam financeiramente causas LGBTQIA+.

Alguns exemplos:

Cobasi 

Em busca de um ambiente de trabalho mais inclusivo, a empresa divulgou a abertura de vagas para pessoas trans por meio de uma parceria com a TransEmpregos. 

A Cobasi também criou um Comitê de diversidade e inclusão que tem como objetivo conscientizar todos os trabalhadores sobre a importância de um ambiente de trabalho plural e acolhedor. 

Carrefour 

No Dia da Visibilidade Trans, a empresa homenageou duas funcionárias, com o destaque e valorização do trabalho de cada uma. 

Disney 

A empresa fez doações para a regional do Brasil “It gets better”. Uma Organização Sem Fins Lucrativos que tem como objetivo auxiliar e apoiar jovens LGBTQIA+.

Amaro 

Fez o lançamento de duas camisetas especiais com a temática LGBTQIA+ e todo o lucro arrecadado era revertido como doação para o Projeto Casa Florescer. 

Como visto, ainda há muito o que avançar para que a garantia de direitos e a representatividade do público LGBTQIA+ seja respeitada. Mas há muitas ações que fazem a diferença e transformam o cenário atual dia após dia. 

É muito fácil olhar estatísticas, mas é difícil olhar e entender cada pessoa em sua individualidade e personalidade: talvez esse seja o desafio da grande maioria das empresas nos tempos atuais.

Dia 28 de junho é um dia de respeito: que esse dia caia na rotina.

Curtiu? Que tal seguir nosso Instagram para ter acesso a mais conteúdos de Marketing Digital e Estratégias para Negócios? Clique aqui e não perca mais tempo.