No dia 24 de março, o CEO da nossa agência, Victor Barbieratto e Kleyton Braguim, o Gestor de Branding, marcaram presença em evento promovido pela ComEcomm (Comitê de Líderes de E-commerce) no teatro do Uni-Facef. A dupla conduziu uma palestra com o tema: “Branding: como as marcas alavancam vendas” e foi prestigiada por empresários e universitários.
O assunto é de extrema relevância para empresários, profissionais de marketing e vendas e todos que trabalham com comunicação corporativa. Confira agora os principais tópicos da palestra, coloque em prática e alavanque suas vendas!
Afinal, o que é Branding?
Traduzido do inglês, brand significa marca. E, nas palavras de Victor Barbieratto, “Branding significa marcar os clientes com seu produto, seu serviço. E isso não é um logo, não é uma identidade visual, não é um produto. Na verdade, a marca está nas pessoas […] é uma percepção que as pessoas têm de um produto ou serviço. Ou seja, a marca não está em você (empresa), está no cliente”.
O sentimento do cliente é o principal fator que influencia na hora da decisão de escolher uma empresa, comprar um produto ou contratar um serviço. Por esse motivo, toda empresa deve investir e trabalhar para que sua marca tenha voz, valores e um significado claro para que o consumidor reaja sempre de forma positiva.
Como construir uma marca forte?
Uma marca forte é resultado da relação de diversos fatores. Confira abaixo e aplique esses conceitos em sua própria marca e valorize-a ainda mais.
- visão: tudo começa com um líder que tem uma visão estimulante, empenhada e apaixonada.
- significado: as marcas que mais se destacam defendem ideais, representam valores com clareza e firmeza.
- autenticidade: quanto mais uma empresa tem clareza do seu posicionamento, sua proposta de valor e diferença competitiva, mais autêntica ela é.
- diferenciação: é preciso estratégias para se diferenciar em um mercado cada vez mais competitivo.
- flexibilidade: é fundamental para que estratégias de crescimento sejam estruturadas. A empresa deve estar preparada para as novidades do mercado.
- coerência: todas as vezes que o consumidor tiver uma experiência com a marca, ele deve sentir a boa sensação que ele sentiu anteriormente.
- comprometimento: envolver-se com causas que transcendem seu produto, significa ir além e se destacar dentre os concorrentes.
- durabilidade: qual a capacidade de longevidade da empresa tendo em vista o mercado, tendências e as imprevisibilidades do processo.
- valor: a marca terá mais valor quanto mais sua comunicação tiver qualidade e exclusividade, reconhecimento crescente e vantagem competitiva.
A palestra terminou com uma citação e Warren Buffett “são necessários vinte anos para construir uma reputação e cinco minutos para arruiná-la. Se você pensar nisso, fará as coisas de maneira diferente”. E então, como está o posicionamento da sua empresa? O que será que seu público sente ao ter contato com seu produto ou serviço? Talvez melhorar o Branding é a resposta que você precisa.
Se você curte e quer estar por dentro de assuntos como esse, clique aqui e siga o Instagram da Agência Barbieratto e não perca nenhuma novidade.